Teste Aperceptivo Infantil para Psicopedagogos
Teste
Aperceptivo Infantil para Psicopedagogos
Livro: Psicopedagogia
Clinica “Manual de Aplicação Pratica para Diagnóstico de Distúrbios do
Aprendizado”
Teste Aperceptivo Infantil Psicopedagógico
Este teste tem sua origem no CAT, de uso dos
psicoterapeutas e psicanalistas para a compreensão de aspectos à personalidade.
O psicopedagogo clínico utiliza três pranchas contendo
desenhos de animais em situações humanas para compreender, basicamente, três
aspectos que favorecem a identificação da modalidade de aprendizagem:
A) Como é significada a
relação ensinante / aprendente; (prancha 1)
B) Como circula o conhecimento na família; (prancha
2)
C) Como se dá o aprendizado
das convenções e normas, (prancha 3)
Inicialmente o
psicopedagogo apresenta ao paciente as três
pranchas para que ele as conheça.
Posterior - Instrumental
para Diagnóstico Psicopedagógico posteriormente mostrará uma por
vez solicitando-lhe que conte uma história, oralmente, relacionada à
prancha apresentada.
Deverá, igualmente, ser
atribuído um título a esta história. É importante salientar que as pranchas
deverão ser apresentadas nesta ordem específica: da
galinha, dos macacos e por último dos cachorros, pois elas provocam um aprofundamento
das questões inconscientes que aparecerão nos relatos.
O enredo da história elaborada pode
ser enquadrado em três categorias:
1.
Descritivo:
Estamos chamando de descritivo o texto que não tem um
enredo, ele se limita à descrição do que está representado na prancha, não se
desloca do que vê. Este tipo pode revelar um paciente com dificuldade de
estabelecimento de vínculos, com dificuldade de interagir com o objeto de
conhecimento, provocando, assim uma modalidade hipoassimilativa.
Pode ser aquele paciente muito preso ao aqui e agora, com déficit lúdico e
criativo, que se prende muito a modelos e esquemas preestabelecidos, que fala
pouco, omitindo-se na maioria das situações.
2.
Descontextualizado
Neste caso o texto narrado apresenta um enredo. Porém
guardando muito pouco, ou quase nada, das situações apresentadas nas pranchas.
Aqui podemos ter um paciente com dificuldades em
lidar com a realidade, com os limites, que apresenta uma modalidade hipoacomodativa/hiperassimilativa.
3.Integrado
Neste caso temos um texto narrativo, adequado ao tema
representado nas pranchas, com começo, meio e fim. Neste sentido caberá
analisar o conteúdo narrado buscando investigar os tópicos específicos do teste
em questão.
Após esta análise geral deve-se iniciar a investigação dos
temas identificados em cada uma das pranchas conforme detalhado a seguir.
Prancha 1
Prancha 2
prancha 3
Comentários