Disgrafia




disgrafia é transtorno caracterizado pela dificuldade que a criança apresenta com a fluência da escrita em vários aspectos, desde a junção de palavras de maneira inadequada à utilização de pouca ou muita força na hora de escrever. Em muitos casos, a disgrafia está associada a um problema psicomotor

Os especialistas não têm certeza do que causa a disgrafia e outras dificuldades de escrita. Normalmente, o cérebro recebe informações por meio dos sentidos e armazena-a para usar mais tarde. Antes de uma pessoa começar a escrever, ele recupera informações de sua memória de curto ou longo prazo e se organiza para começar a escrever.
Em uma pessoa com disgrafia, os especialistas acreditam que uma ou ambas das próximas etapas no processo de escrita estão alteradas:
Organizar informações que estão armazenadas na memória.
“Colocar” as palavras no papel, escrevendo-as ou digitando-as.
Isso resulta em um produto escrito que é difícil de ler e preenchido com erros. E o mais importante, não transmite o que a criança sabe e o que ele pretendia escrever.
memória de trabalho também pode desempenhar um papel na disgrafia. Uma criança pode ter problemas com o que é chamado de “codificação ortográfica”. Esta é a capacidade de armazenar palavras escritas desconhecidas na memória de trabalho. Como resultado, ela pode ter dificuldade em se lembrar de como escrever uma letra ou uma palavra.

Quais são as características da disgrafia?

Como muitos de vocês sabem, esse transtorno é caracterizado pela dificuldade que a criança apresenta com a fluência da escrita em vários aspectos, desde a junção de palavras de maneira inadequada à utilização de pouca ou muita força na hora de escrever. Em muitos casos, a disgrafia está associada a um problema psicomotor. Há que se lembrar, porém, que o pequeno com disgrafia tem o desenvolvimento intelectual normal.
Embora as características da disgrafia sejam as mais variadas possíveis, é importante ressaltar que citamos as mais perceptíveis no decorrer da vida acadêmica do estudante. Utilizamos os principais sinais mostrados pelas crianças para ilustrar como o transtorno requer preparo dos profissionais que lidarão com os casos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

síndrome de down características